Esta página é um guia para quem tem rasgados e fissuras na orelha, cujo melhor tratamento é a cirurgia de correção conhecida como Lobuloplastia, que realizamos em Catalão.

Quem pode se beneficiar da lobuloplastia?

O uso de brincos pesados, um acidente ao puxar o acessório ou o alargamento natural do furo com o tempo podem resultar em uma condição muito comum: a fissura ou ruptura completa do lóbulo da orelha, popularmente conhecida como “orelha rasgada”.

Se você se identifica com essa situação e sente falta de usar seus brincos preferidos, saiba que existe uma solução eficaz dentro do arsenal da cirurgia plástica. A lobuloplastia é o procedimento cirúrgico que reconstrói o lóbulo, com a finalidade de devolver sua aparência natural e a sua confiança.

O que é a Lobuloplastia?

A lobuloplastia é uma cirurgia plástica de pequeno porte que tem como objetivo corrigir rasgos, assim como fendas ou alargamentos no lóbulo da orelha. É um procedimento estético e reparador com o propósito de restaurar a integridade e o contorno original da região.

Para Quem essa Cirurgia Plástica é Indicada?

Este procedimento é ideal para qualquer pessoa, homem ou mulher, que apresente:

  • Fissura parcial ou completa do lóbulo causada por brincos.
  • Alargamento do furo pelo uso contínuo de brincos pesados ou alargadores.
  • Deformidades resultantes de traumas ou acidentes na região.

Caso existem outras alterações na orelha que incomodem, por exemplo, o formato da orelha (apagamento das dobrinhas normais) ou seu afastamento da cabeça (“orelha em abano”) é possível associar a otoplastia no mesmo tempo cirúrgico! Elas se tratam de duas cirurgias diferentes, mas que podem ser perfeitamente associadas para esta finalidade.

Como Realizamos a Cirurgia de Lobuloplastia em Catalão?

Realizamos o procedimento de lobuloplastia de forma rápida e segura em ambiente de cirurgia ambulatorial, na cidade de Catalão (Goiás).

  1. Anestesia: Fazemos esta cirurgia plástica com anestesia local, garantindo que o paciente não sinta dor ou desconforto durante o procedimento. Para conforto ainda maior, podemos indicar também uma sedação leve para maior tranquilidade.
  2. Reconstrução: O cirurgião remove a pele envelhecida das bordas da fenda e realiza suturas finas para unir os tecidos, reconstruindo o lóbulo com pontos de cirurgia plástica, de forma precisa e delicada.
  3. Finalização: O procedimento dura, em média, de 30 a 60 minutos (para ambos os lóbulos). O paciente recebe alta logo em seguida.

Segurança em Dobro: um diferencial da nossa Clínica

Ainda que a lobuloplastia seja um procedimento de pequeno porte que realizamos em Catalão, não abrimos mão da segurança nem do refinamento. Em nossa clínica, todos os procedimentos cirúrgicos são realizados por dois cirurgiões plásticos. Este protocolo de trabalho garante maior precisão nos detalhes e um padrão de segurança superior para você.

Recuperação e Cuidados Pós-Operatórios

A recuperação da lobuloplastia é tranquila e o retorno às atividades diárias é quase imediato. No entanto, alguns cuidados são essenciais em virtude de uma melhor cicatrização:

  • Higiene: Manter a área limpa e seca, seguindo as orientações médicas sobre a limpeza do local.
  • Proteção: Evitar traumas, atritos ou pressão sobre o lóbulo recém-operado. É importante ter cuidado ao vestir roupas, bem como pentear o cabelo e dormir.
  • Atividades Físicas: você deve evitar atividades de impacto por um curto período, conforme orientação do seu cirurgião.
  • Retirada dos Pontos: costumamos remover os pontos entre 7 a 14 dias após a cirurgia.

Resultados e o Novo Furo

Planejamos a cicatriz resultante da lobuloplastia para ser uma linha muito discreta, de tal forma que ela se torne praticamente imperceptível com o tempo.

Você poderá realizar um novo furo para brinco após a completa cicatrização do lóbulo, o que leva em média 1 a 2 meses. É fundamental fazer o novo orifício ao lado da cicatriz, e não sobre ela, com a finalidade de evitar uma nova ruptura. A posição ideal será indicada pelo seu cirurgião plástico durante as consultas de retorno.

Por que Fazer a Lobuloplastia com um Cirurgião Plástico?

Embora a correção do lóbulo da orelha pareça um procedimento simples, o sucesso do resultado está nos detalhes que apenas um especialista pode oferecer.

Um cirurgião plástico possui o conhecimento aprofundado da anatomia da orelha e domina as técnicas de sutura mais refinadas.

A lobuloplastia em Catalão tem como objetivo restaurar a naturalidade e todas as estruturas da orelha. A anatomia da orelha é delicada, por isso é melhor realizar o procedimento com um cirurgião plástico.
A orelha é uma estrutura de anatomia delicada, sua reconstrução deve ser feita com refinamento e técnica.

O objetivo não é apenas “fechar o furo”, mas sim:

  • Recriar o contorno arredondado e natural do lóbulo.
  • Garantir uma simetria mais perfeita possível com a outra orelha.
  • Posicionar a cicatriz de forma que ela fique praticamente invisível.
  • Assegurar que a estrutura do lóbulo tenha força suficiente para suportar um novo brinco no futuro, sem rasgar novamente.

Portanto, escolher um cirurgião plástico especialista para realizar sua lobuloplastia é a garantia de que você terá um tratamento realizado com a máxima segurança e com a sensibilidade estética necessária para um resultado delicado e natural. Saiba se o seu médico realmente é especialista pelo site do CFM ou da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Agende Sua Avaliação de Lobuloplastia em Catalão

Deixar de usar brincos por causa de um lóbulo rasgado não precisa ser sua realidade. Dê o primeiro passo para restaurar a estética da sua orelha com essa cirurgia plástica eficaz e de recuperação tranquila.