Conheça aqui as principais informações sobre a cirurgia plástica de Blefaroplastia (ou cirurgia das pálpebras), que realizamos na cidade de Catalão (Goiás).
“Os olhos são a janela da alma” segundo o poeta Edgar Allan Poe.
Essa frase representa um pouco da importância do olhar para as relações humanas e para as características faciais. É muito difícil conversar sem olhar nos olhos, assim como observar todos seus mínimos detalhes. Os olhos representam nosso humor, atenção, alegria, cansaço, jovialidade, da mesma forma que outras características extremamente valorizadas.
Qual idade indicamos a blefaroplastia em Catalão?
Devido à importância do olhar, não existe nem idade mínima nem máxima para você realizar a cirurgia plástica palpebral (blefaroplastia) conosco em Catalão.
Tudo depende da ocorrência de queixas passíveis de solução, bem como de apresentar boa saúde.
Muitos homens e mulheres já na quarta década de vida começam a apresentar um envelhecimento significativo do olhar, estando especialmente relacionados com a genética e fatores de risco como, por exemplo: exposição solar excessiva e ausência de cuidados preventivos de cosmiatria (ex. protetor solar, botox preventivo, uso de cremes).

Principais queixas na região das pálpebras
Olhar triste e cansado
O envelhecimento pode dar um aspecto triste e cansado ao olhar, mesmo que a pessoa não expresse nenhum desses sentimentos. Isso pode levar à conclusões falsas sobre o estado de espírito da pessoa e de suas características pessoais.
Dificuldade visual
A frouxidão e a queda da pele da pálpebra superior superior sobre o olho, pode chegar até um ponto extremo de dificultar a abertura ocular e prejudicar o campo visual.
Rugas e dobras de pele

Além disso, as rugas periorbitárias podem dar um aspecto envelhecido ao rosto, denotando uma das características mais marcantes do envelhecimento facial.
Por serem estruturas extremamente finas e delicadas, as pálpebras são predispostas a envelhecer com o passar do tempo. A pele palpebral apesar de ser a mais fina de todo o corpo, é constantemente exigida com movimentos de abertura e fechamento oculares, além de ser exposta a diversas agressões como a exposição solar, poluentes, ressecamento e traumas. Tudo isso, ao longo do tempo, pode contribuir para o seu envelhecimento e formação de rugas.
Bolsas de gordura
Por fim, outra queixa frequente dessa região são as bolsas de gordura. Quando presentes, elas formam abaulamentos, empurrando as pálpebras, de tal forma que causa um aspecto “gordinho” à região acometida. Elas são alterações relacionadas com pessoas mais velhas e podem estar presentes tanto na pálpebra superior quanto na pálpebra inferior.
Para Quem a Blefaroplastia é Indicada?
A cirurgia das pálpebras é uma excelente opção para homens e mulheres que buscam um resultado natural e duradouro. Geralmente, indicamos o procedimento para pacientes que apresentam:
- Desejo de rejuvenescer a área dos olhos, recuperando um olhar mais descansado e alerta.
- Excesso de pele e flacidez nas pálpebras superiores, que podem até mesmo atrapalhar o campo de visão.
- Bolsas de gordura visíveis nas pálpebras inferiores, que criam a aparência de inchaço e cansaço.
- Rugas e sinais de envelhecimento na região das pálpebras
Os Tipos de Blefaroplastia que Realizamos
Com a finalidade de garantir um tratamento totalmente personalizado, avaliamos qual a melhor abordagem para o seu caso. Dessa forma,o procedimento pode ser dividido em:
Blefaroplastia Superior
Neste procedimento, focamos em remover o excesso de pele e as pequenas bolsas de gordura da pálpebra de cima. Como resultado, corrigimos o olhar pesado e caído, proporcionando uma aparência mais leve e rejuvenescida.
Blefaroplastia Inferior
Aqui, o objetivo principal é tratar as bolsas de gordura e a flacidez de pele abaixo dos olhos. Através de uma incisão precisa, removemos esses excessos que causam as olheiras e o aspecto de cansaço. Além disso, o tratamento da flacidez de pele consegue ajustar melhor a pele e melhorar boa parte das rugas dessa região.
Blefaroplastia Completa
Na maioria dos casos, realizamos a abordagem completa, combinando as técnicas superior e inferior na mesma cirurgia. Assim, alcançamos um rejuvenescimento global e mais harmonioso de toda a região dos olhos.
Como são os cortes e cicatrizes da blefaroplastia?
Portanto, as alterações e queixas são muitas e o tratamento por meio da cirurgia plástica (blefaroplastia) deve ser direcionado para corrigir as principais alterações apresentadas pelas pacientes de Catalão e região. Abordamos cada pálpebra de forma separada, ou seja, é necessário um corte para realizar o tratamento da pálpebra superior (blefaroplastia superior) e um para a inferior (blefaroplastia inferior).
Posicionamos as incisões (cortes) da blefaroplastia de forma mais oculta possível, de tal forma que a de cima fica praticamente por inteiro na região do sulco (“dobrinha”) e a inferior próxima dos cílios. Com o passar dos meses e anos, ocorre um clareamento ainda maior da cicatriz, portanto ela tende a ser uma cirurgia que deixa uma cicatriz praticamente imperceptível.

A Cicatriz da Blefaroplastia: Fica Visível?
Essa é uma das dúvidas mais importantes e tratamos o posicionamento das cicatrizes com extremo cuidado. Planejamos cada incisão para que as marcas fiquem bem camufladas, além de realizar pontos de cirurgia plástica para ficarem ainda mais discretas.
- Na pálpebra superior, a cicatriz fica escondida na dobra natural do olho.
- Na pálpebra inferior, a incisão é feita muito próxima à linha dos cílios.
Recuperação após a Cirurgia Plástica Palpebral
Uma dúvida frequente, diz respeito ao tempo de recuperação. É necessário o repouso por cerca de 7-10 dias. A recuperação é rápida e correndo tudo bem, logo existe uma liberação progressiva para as atividades.
cuidados pós-operatórios da blefaroplastia que realizamos em Catalão
Você deve utilizar as medicações prescritas (remédios de dor e antibiótico profilático) e os lubrificantes oculares tópicos, a fim de evitar o ressecamento do olho que ocorre devido ao inchaço nos primeiros dias.
Além disso, orientamos as pacientes a evitar exposição solar até os roxinhos desaparecerem completamente do rosto. Isso é importante para prevenir que esses roxos se transformem em manchas! O uso de óculos de sol ajuda muito nesse período.
Mais Segurança e Refinamento
Entendemos a importância da sua segurança e, por isso, adotamos um protocolo rigoroso: todos os nossos procedimentos cirúrgicos são realizados por dois cirurgiões plásticos. A presença de quatro mãos experientes na sala de cirurgia permite um procedimento mais rápido, com atenção redobrada aos detalhes e um nível de segurança e refinamento técnico superior.
Como Funciona a Avaliação para a Blefaroplastia em Catalão?
O primeiro passo para um resultado de sucesso é uma consulta detalhada. Em nosso consultório em Catalão, realizamos uma avaliação completa da estrutura das suas pálpebras, ouvimos seus objetivos e entendemos o que te incomoda. A partir dessa conversa, explicamos todo o plano cirúrgico e você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas diretamente conosco, para que tome sua decisão com total segurança e confiança.
Dê o Primeiro Passo Para um Novo Olhar
Sabemos que a decisão de realizar uma cirurgia plástica é um passo importante e muito pessoal. Portanto, nosso compromisso é te guiar em cada etapa com segurança, ética e um atendimento acolhedor. O primeiro passo é uma conversa honesta para entendermos seus sonhos e planejarmos o melhor caminho juntos.
Dúvidas Frequentes das pacientes de Catalão sobre a Blefaroplastia
Esclarecer suas dúvidas é fundamental. Reunimos aqui as perguntas mais comuns de nossos pacientes de blefaroplastia em Catalão.
1. A cirurgia de blefaroplastia dói?
Realizamos esta cirurgia plástica habitualmente com anestesia local e sedação, com o propósito de promover maior tranquilidade ao paciente. No entanto, se associarmos a outros procedimentos podemos recomendar a anestesia geral, para total conforto ao paciente. O pós-operatório geralmente é indolor, e qualquer desconforto leve pode ser controlado com analgésicos comuns prescritos pela nossa equipe.
2. As cicatrizes ficam muito visíveis?
Não. Planejamos as cicatrizes de blefaroplastia das cirurgias plásticas que realizamos em Catalão para ficarem posicionadas em locais estratégicos e discretos. Na pálpebra superior, a incisão fica escondida na dobra natural do olho. Na pálpebra inferior, ela realizamos logo abaixo da linha dos cílios. Em razão disso, com o tempo e os cuidados corretos, as cicatrizes se tornam praticamente imperceptíveis.
3. Quanto tempo leva a recuperação?
A recuperação inicial é relativamente rápida. O inchaço e os hematomas mais visíveis costumam diminuir significativamente em 7 a 15 dias, período após o qual a maioria dos pacientes já retorna às suas atividades de trabalho e rotina social. Geralmente liberamos as atividades físicas mais intensas após cerca de 30 dias.
4. Quando verei o resultado final da cirurgia?
Embora uma melhora notável já seja visível após as primeiras semanas com a diminuição do inchaço, o resultado final da blefaroplastia se consolida em um período de 3 a 6 meses. É o tempo necessário para a cicatrização completa, redução do inchaço, além da acomodação dos tecidos.
5. Além de estética, a cirurgia pode melhorar a visão?
Sim. Em muitos casos, o excesso de pele na pálpebra superior “pesa” sobre os olhos e, dessa forma, pode reduzir o campo visual periférico. Ao remover esse excesso, a blefaroplastia não só rejuvenesce o olhar, mas também restaura a amplitude da visão, trazendo um benefício funcional importante.
6. Quem é o candidato ideal para a blefaroplastia?
Homens e mulheres que se sentem incomodados com a flacidez, o excesso de pele, as bolsas de gordura nas pálpebras ou que têm seu campo de visão prejudicado são potenciais candidatos. Realizamos a indicação definitiva da blefaroplastia após uma avaliação individualizada na nossa clínica em Catalão.